Comer, Orar, Amar - “Eat, Pray, Love”


…inclui viagens, conquistou-me! É agradável, engraçado, leve…
Faz-nos pensar sobre o que buscamos, onde encontrar o nosso equilíbrio, quando parar de pensar no futuro e começar a viver com o que o presente nos dá, é sobre os nossos medos, as nossas inseguranças!!! Gostei e aconselho a quem precisar de sorrir um pouco e pensar na vida!

A cada uma das minhas viagens também posso aplicar um nome, um significado, mas resolvi fazer uma comparação com o nome do filme!
“Orar” é a que melhor se adapta a quase todas as minhas aventuras. Não é sem razão que gosto de viajar sozinha! Existe sempre o objectivo da busca de equilíbrio, do conhecimento de mim própria, do objectivo da vida! Nada melhor do que reflectirmos num local distante, longe do nosso ninho, longe das pessoas que no dia-a-dia nos rodeiam, nos protegem! É como voar com as próprias asas, o que nos faz um bem terrível!
Mesmo que não exista um Deus, existe um pôr ou um nascer do sol, uma paisagem maravilhosa, um mar inspirador, uma lua linda e um céu estrelado… existe melhor para orar?!?


Um dos locais onde estive, onde o "orar" esteve mais presente, foi sem duvida Goa. Por mais que não queiramos, um país como a Índia faz-nos pensar na vida, na que vivemos e na que encontramos naquele local. A simplicidade, a pobreza, a distância da modernidade, todas as dificuldades existentes acabam por nos tocar bem fundo e por nos encantar também. Os sorrisos das crianças, a adoração pelas vacas, os templos e a devoção, a desnecessidade de bens materiais, o pouco com o que se vive, tudo isso nos faz pensar no tanto que queremos no pequeno mundo em que nos habituámos a viver e que nem sempre nos traz felicidade!

Para “Comer” elejo Goa também, pois para mim, a comida indiana é uma das melhores, principalmente a goesa. No entanto, para não me repetir, posso dizer que um outro belíssimo local para comer é a Itália, claro! As pastas, as pizzas, o vinho, os gelados, tal como mostra no filme… mas, os camarões e os caranguejos de Moçambique, os sabores de Cabo Verde, o gostinho do Brasil, a típica comida da Grécia… torna-se difícil escolher um só local para ter uma bela refeição!

“Amar”… Acho que ainda não encontrei o verdadeiro local para amar! Posso dizer que já fui muito feliz no Sal - Cabo Verde, mas, o tema ficou em aberto para que a busca se torne mais aliciante. De certo existe o local certo para amar e quem sabe, quando encontrar esse local, encontrarei também a minha paragem de eleição, o paraíso que tanto busco, o equilíbrio, a razão de ser, que até então não encontrei!...
Amar será sempre o melhor motivo para continuar a viajar, já que os outros dois motivos estão sempre presentes!

Comentários